Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia lembra aniversário de Paulo Freire

    A Assembleia registrou, nesta quinta (22 de setembro), os 90 anos de Paulo Freire. A iniciativa partiu da deputada Teresa Leitão, do PT. O homenageado teve o talento reconhecido pelos educadores do Brasil e do mundo. Freire é pernambucano e foi alfabetizado pela mãe, que o ensinou a escrever com galhos de árvore no quintal de casa.

    O educador entrou em contato com a alfabetização de adultos em 1947, quando atuava no Sesi. Em 1964, Freire começou a coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Mas, após o golpe militar, o método do educador foi considerado uma ameaça à ordem e ele teve de se exilar no Chile e depois na Suíça. Autor do livro Pedagogia do Oprimido, sua obra mais conhecida, morreu em São Paulo em 1997.

    O deputado Edson Vieira, do PSDB, abriu a reunião, destacando o pioneirismo de Paulo Freire, que despertou a atenção internacional a partir da pedagogia popular. Segundo Teresa Leitão, a maior contribuição do homenageado é a tese de que educar é um ato político. Para a deputada, esse conceito liga a educação à construção de um projeto de sociedade, definindo a escola como espaço de direito e de afirmação de cidadania.//

    Antônio Moraes, do PSDB, destacou que sempre teve muito carinho e respeito por Paulo Freire, e que o Brasil deveria valorizar mais o educador. O presidente do Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas, Agostinho Rosas, recebeu uma placa alusiva à data. O professor afirmou que a iniciativa da Assembleia é um reconhecimento à luta por uma ética universal, e exalta uma obra que expressa o desejo por uma sociedade mais livre e aberta ao diálogo.// (V.B.)

    • Publicações7346
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-lembra-aniversario-de-paulo-freire/2844933

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)