Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Daniel Coelho critica proposta aprovada na Comissão de Reforma Política

    A proposta de adoção de lista fechada para cargos proporcionais nas eleições brasileiras, aprovada pela Comissão Especial de Reforma Política do Senado, na última terça (29 de março), foi criticada pelo deputado Daniel Coelho, do PV. O parlamentar explicou, nesta quarta (30 de março), que, nesse tipo de sistema, o eleitor não vota diretamente em um candidato, e sim no partido, que apresenta uma lista.

    O deputado afirmou que o modelo tira do eleitor o direito de escolher, o que é perigoso para a democracia. Coelho acredita que os detentores de mandato político devem ser os mais votados numa escolha popular, e defendeu que o tema seja debatido nas casas legislativas para tentar reverter a medida antes da votação no plenário do Senado.

    Vários parlamentares opinaram sobre o assunto. Maviael Cavalcanti e Tony Gel, do Democratas, e Gustavo Negromonte, do PMDB, afirmaram que a reforma política tem de ser intensa, favorecendo a formação de partidos mais fortes. Raimundo Pimentel, do PSB, ressaltou que os deputados mais votados pelo povo é que devem representá-lo.

    Sílvio Costa Filho, do PTB, sugeriu que a Casa promova um debate e faça um relatório sobre a opinião dos deputados. Antônio Moraes, do PSDB, e Isabel Cristina, do PT, lembraram que, enquanto o Congresso Nacional não faz uma reforma política séria, as questões de caráter eleitoral têm sido resolvidas pelo Judiciário. Já Oscar Barreto, do PT, defendeu a lista fechada, alegando que a iniciativa fortalece os partidos.(V.B.)

    • Publicações7346
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/daniel-coelho-critica-proposta-aprovada-na-comissao-de-reforma-politica/2627408

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)