Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão discute limites territoriais de municípios do Sertão

    A Comissão de Negócios Municipais da Assembleia promoveu, na última quinta (29 de abril), uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Petrolândia, no Sertão de Itaparica. O evento, solicitado pela deputada Isabel Cristina, do PT, discutiu a necessidade da revisão dos limites geográficos entre a cidade e o município de Tacaratu.

    A questão atinge principalmente os assentados que vivem no Projeto Barreira - Bloco 2, construído pela Chesf. No local, moram quase 100 famílias distribuídas em cinco agrovilas. Elas foram transferidas para lá após a construção da Barragem de Itaparica, em 1989. Todas são oriundas da antiga Petrolândia, que ficou submersa após a instalação da barragem.

    Apesar de residirem em território de Tacaratu, os moradores do Projeto Barreira utilizam os serviços públicos de Petrolândia, como educação e saúde. A Chesf ainda mantém o serviço médico, de água potável e de manutenção do sistema viário na região, mas deverá repassá-los ao Poder Público em breve.

    O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, explicou que as pessoas que vivem no assentamento construído pela Chesf possuem ligação familiar e histórica com o município de origem. De acordo com ele, pouco pode ser feito em apoio a esses moradores, já que eles residem em outra cidade.

    O presidente da Comissão de Negócios Municipais, deputado Everaldo Cabral, do PTB, afirmou que o colegiado prosseguirá com os trabalhos até que a questão seja resolvida. O parlamentar ressaltou que acredita num acordo entre as duas cidades. //

    Segundo a deputada Isabel Cristina, a Comissão vai promover um novo debate sobre o assunto. Na opinião da parlamentar, é preciso discutir uma saída compensatória para o município que sair perdendo. // (S.S.)

    • Publicações7346
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-discute-limites-territoriais-de-municipios-do-sertao/2170260

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)