Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Nova lei busca agilizar socorro a motociclistas acidentados

A nova lei determinando que o nome, o tipo e o fator sanguíneo dos condutores de motos estejam anotados nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tem o objetivo de guardar vidas, na definição do parlamentar que propôs a norma, deputado Isaltino Nascimento, do PSB. A ideia é agilizar o atendimento em casos de acidente. A legislação vai beneficiar os motociclistas que atuam em empresas de serviços de entrega expressa de encomendas no Estado e deve entrar em vigor no início de janeiro de 2015.

São considerados EPIs as luvas, botas, além do macacão dividido em duas peças (calça e jaquetas de couro ou impermeável), capacete, jaqueta airbag para motoqueiro e coletes.

Os modelos deverão ser dos tipos determinados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e listados em norma específica. As empresas que utilizarem os serviços de condutores autônomos de motocicletas também estão obrigadas a cumprir as novas regras.

As penalidades pelo descumprimento vão desde advertência, na primeira infração, a multa que varia de mil a cem mil reais, nas ocorrências envolvendo empresas privadas. No caso de empresas públicas, seus dirigentes serão responsabilizados.

Isaltino Nascimento explicou que a ideia de propor uma norma para ampliar a segurança e mais efetivo socorro, nos casos de acidentes com motos, veio de sua experiência como secretário estadual de Transportes, entre 2011 e 2013. Ele lembra que acompanhou o trabalho do Comitê Estadual de Prevenção de Acidentes com Motos, e passou a conhecer melhor o problema e acompanhar os dados estatísticos. Boa parte das vítimas é de pessoas ligadas a empresas de entregas.

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Moto, Motoqueiros, Motoboys, Motomens e Afins de Pernambuco (Sindimoto-PE), Francisco Machado, disse que a norma estará entre os itens a serem discutidos na convenção coletiva de trabalho da categoria, no início de 2015. A entidade vai propor que a anotação do tipo sanguíneo passe a ser cobrada dos profissionais no ato de admissão no emprego.(A.M.)

  • Publicações7346
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-lei-busca-agilizar-socorro-a-motociclistas-acidentados/159432169

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Em meio ao número alarmante de motociclistas envolvidos em acidentes no trânsito parece-me ser um bom projeto. continuar lendo