Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sebastião Oliveira destaca sentença judicial contra redução de FPM

    O deputado Sebastião Oliveira, do PR, registrou, nesta terça (dois de abril), uma sentença judicial contrária à redução da parcela do Fundo de Participação dos Municípios, praticada pelo Governo Federal. O parlamentar informou que a ação foi ajuizada pela Prefeitura de Pesqueira e a sentença publicada nesta segunda (primeiro). De acordo com o deputado, o texto afirma que a dedução de receitas efetivas pela União a título de incentivos fiscais não pode ter como consequência a diminuição do valor a ser recebido pelos municípios. Oliveira salientou que, segundo a sentença, a iniciativa fere a autonomia dos municípios e o pacto federativo, além de contrariar a Constituição do Brasil.

    Sebastião Oliveira informou que os municípios começaram a acionar a Justiça contra a União desde que a prática de redução do FPM foi se estabelecendo. O parlamentar lembrou que os prefeitos reclamam dos aumentos das atribuições, mas os repasses caíram devido aos incentivos fiscais onerando o Imposto sobre Produtos Industrializados. O IPI é uma das fontes de financiamento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), junto do Imposto de Renda.

    Waldemar Borges, do PSB, afirmou que a União adotou a iniciativa sem medir as consequências para os municípios. Terezinha Nunes, do PSDB, lembrou que os municípios também perdem receita quando o Governo do Estado reduz a alíquota de ICMS. Sílvio Costa Filho, do PTB, afirmou que a União espera que os municípios cumpram com uma parcela do sacrifício para que no futuro a recompensa seja boa para todos.

    Manoel Santos, Teresa Leitão e Sérgio Leite do PT, afirmaram que o mundo está em crise, mas o Brasil foi menos afetado porque preservou sua autonomia. Os deputados destacaram a mudança da relação entre os entes da federação. Os parlamentares também ressaltaram que, graças às ações dos presidentes Lula e Dilma Rousseff, o Brasil não entrou em falência. (V.B.)

    • Publicações7346
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sebastiao-oliveira-destaca-sentenca-judicial-contra-reducao-de-fpm/100432943

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)